Artigos

Email: ortopediamaurozyman-gmail.com  telefone(11) 3285-3741 / (11) 5904-2811 whatsapp (11) 98812-0843 

A principal diferença entre a osteopenia e a osteoporose é que a primeira não é considerada uma doença, enquanto a segunda, geralmente, sim. As duas indicam que uma pessoa teve uma redução na massa óssea, porém a osteopenia ocorre de maneira assintomática e é considerada leve. No entanto, caso ela não seja tratada, pode a vir se tornar uma osteoporose, que deixa os ossos frágeis. É preciso muito cuidado com interpretação de exames e seus laudos, uma vez que a perda de massa óssea é considerada normal com o avanço da idade, sendo, por isso, importante relacionar o grau de perda à idade cronológica do paciente.

diferencas entre osteopenia e osteoporose

Salientamos que os ossos têm outras funções além de sustentar o nosso corpo; são importantes na produção e armazenamento do cálcio, que é importante, por sua vez, na força muscular e no batimento cardíaco, entre muitas outras funções. A partir dos 40 anos, contudo, o armazenamento de cálcio começa a cair, deixando os ossos mais fracos. Essa característica é mais evidente em mulheres, a partir da menopausa, sendo esse um fenômeno natural e normal, porém em certos casos, dependendo de múltiplos fatores, como sedentarismo, alimentação, tabagismo, alcoolismo, comorbidades e outros, pode ocorrer perda óssea maior do que a normal.

Se essa perda de massa óssea é discreta, a pessoa tem uma osteopenia, podendo evoluir  para grau acima do esperado, ou seja, para osteoporose em grau patológico, o que deixa os ossos finos, sensíveis, ocos e mais suscetíveis a fraturas.

O tratamento para prevenção da osteoporose, e até mesmo da osteopenia, é relativamente simples e serve para outras doenças que podem aparecer no decorrer da vida. Mantenha uma alimentação saudável, principalmente rica em cálcio, pratique exercícios físicos, tome sol (com os devidos cuidados) e evite bebidas alcoólicas e cigarro.

Já em casos mais avançados, pode ser necessário tratamento medicamentoso com acompanhamento médico de várias especialidades como endocrinologia, reumatologia, clinico, etc. Quando ocorre repercussão óssea como fraturas e lesões ósseas, o ortopedista deve ser acionado.

Em caso de dúvidas sobre o assunto, entre em contato para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!

Mauro Zyman - Doctoralia.com.br

 

 

Dr. Mauro Zyman   |   CRM 46.525

Ortopedia e Traumatologia   |   Cirurgia de Mão

 

Telefone - (11) 3285-3741 / (11) 5904-2811

Consultório - Av. Paulista, 2518 - Cj. 91 - Consolação - São Paulo, SP

E-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

WhatsApp - (11)98812-0843