Artigos

Email: ortopediamaurozyman-gmail.com  telefone(11) 3285-3741 / (11) 5904-2811 whatsapp (11) 98812-0843 

A fascite plantar, aquela famosa dor na sola do pé, é causada por uma inflamação num tecido que fica na planta do pé entre a pele e os tendões e nervos, para sua proteção, indo do calcanhar até a parte da frente da planta do pé, a fáscia plantar. As pessoas relatam, na maioria dos casos, que o incômodo aparece após o excesso de exercício físico com impacto no pé, sendo comum doer ao apoio ou de forma constante, e pior à primeira pisada do dia. Outro fator causal para a fascite plantar é o formato do pé: dependendo da forma, o peso do corpo fica mal distribuído e a fáscia fica sobrecarregada.

Além das dores na planta do pé, na fascite plantar pode haver inchaço e vermelhidão na região. Pode ocorrer logo após exercícios feitos em excesso ou mesmo quando ficamos bastante tempo sem sentar ou deitar. Sentir incômodo ao tentar alongar a região, puxando os dedos do pé para cima, é mais um sintoma de inflamação da fáscia plantar.

A fascite é mais comum em obesos, pessoas que utilizam muito salto alto e atletas, principalmente corredores, tenistas ( de campo ou mesa), ginastas e bailarinos. No entanto, ela pode aparecer em outras pessoas também.

Assim como outras inflamações, o tratamento é feito inicialmente com gelo na região do inchaço, repouso e anti-inflamatórios, lembrando que apenas um médico deve receitar medicamentos; em caso de persistencia dos sintomas pode –se lançar mão de palmilhas, infiltrações e até mesmo cirurgia. Em caso de dúvidas sobre o assunto, entre em contato para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!

Mauro Zyman - Doctoralia.com.br

 

 

Dr. Mauro Zyman   |   CRM 46.525

Ortopedia e Traumatologia   |   Cirurgia de Mão

 

Telefone - (11) 3285-3741 / (11) 5904-2811

Consultório - Av. Paulista, 2518 - Cj. 91 - Consolação - São Paulo, SP

E-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

WhatsApp - (11)98812-0843