Artigos

Email: ortopediamaurozyman-gmail.com  telefone(11) 3285-3741 / (11) 5904-2811 whatsapp (11) 98812-0843 

fisioterapia de visao global

Fisioterapia, um tema vasto:

O fisioterapeuta é um grande aliado do médico, em quase todas as especialidades.

Particularmente na ortopedia, essa aliança é fundamental, no tratamento e reabilitação de muitas condições, como desvios de coluna, hérnias de disco, lombalgias (dores lombares), dores na coluna em geral, desvios da coluna, problemas de postura, dores articulares, entre outras.

Modernamente, doenças de causa postural e tensional, são muito relevantes no dia a dia da população, e o tratamento da causa, inclusive preventivo, é de relevância para o bem estar e melhora geral da saúde da pessoa.

A fisioterapia, a nosso ver visa recuperar o paciente durante e após tratamento de traumatismos, fraturas, contusões e distensões, porem também tem o fim de tratar desvios da coluna, contraturas musculares tensionais e por stress do dia a dia, inclusive preventivamente, novamente no sentido de otimizar a qualidade de vida do paciente.

As pessoas costumam perguntar o que é melhor:

  • Fisioterapia, RPG, ou Pilates?

Na nossa visão, não existe essa divisão. A fisioterapia é uma vasta área de conhecimento e atuação.

RPG, Pilates, fisioterapia motora tradicional e não convencional, são técnicas, em meio a muitas outras; o profissional da fisioterapia deve, idealmente, conhecer e aplicar uma vasta gama desses conhecimentos e técnicas, para tratar o seu paciente; a divisão em categorias ajuda no ensino e aprendizado dessas técnicas, porem sua aplicação, no nosso entendimento, pode e deve ser mesclado, de acordo com a necessidade da pessoa ou do paciente.

Apenas como exemplo, uma pessoa que faz tratamento preventivo de escoliose ou lombalgia, ou mesmo hérnia de disco, e vem sendo acompanhada por fisioterapeuta, pode sofrer uma fratura, ou uma distensão muscular, por exemplo. Certamente, aquele (a) profissional que já conhece o paciente e suas características, será a melhor opção para tratá–lo, na reabilitação dessa nova condição, e então, com técnicas diferentes, que naquele momento, serão as melhores, em associação com o tratamento que vinha sendo aplicado.

Resumindo, o fisioterapeuta, trata de uma pessoa, não de uma fratura, uma mão, um cotovelo, um joelho ou uma coluna, portanto, ele faz um tratamento, preferencialmente de visão global, daquele indivíduo, e, para isso, lança mão de diversas técnicas de seu arsenal.

 

Mauro Zyman - Doctoralia.com.br

 

 

Dr. Mauro Zyman   |   CRM 46.525

Ortopedia e Traumatologia   |   Cirurgia de Mão

 

Telefone - (11) 3285-3741 / (11) 5904-2811

Consultório - Av. Paulista, 2518 - Cj. 91 - Consolação - São Paulo, SP

E-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

WhatsApp - (11)98812-0843