Artigos

Email: ortopediamaurozyman-gmail.com  telefone(11) 3285-3741 / (11) 5904-2811 whatsapp (11) 98812-0843 

A corrida de rua é uma  atividade física saudável, muito praticada e recomendada; entretanto ao optarem por essa atividade,  as pessoas precisam ficar atentas sobre os cuidados e possíveis consequências da mesma.

lesoes mais comuns na pratica da corrida de rua

Entre outros cuidados, é preciso usar calçados adequados, ter a orientação de um profissional, e não correr mais do que o corpo aguenta: estas medidas ajudam a evitar lesões. As mais comuns delas são:

- Fasceite plantar:

A fasceite plantar acontece quando o tecido fibroso, chamado de fáscia plantar, se inflama. Esse tecido é uma especie de revestimento da planta do pé e fica entre a pele e os tendões, músculos e nervos, para sua proteção ao pisar. Quando forçado ou inflamado, o paciente podeá sentir dor forte nos pés, principalmente pela manhã,  inchaço na região, dificuldade de apoiar e caminhar.

- Tendinite do calcâneo:

A tendinite do calcâneo é a degeneração ou inflamação do tendão de Aquiles, localizado na parte de trás da perna, unindo os músculos da panturrilha ao osso do calcanhar. Os sintomas da tendinite do calcâneo são dor e inchaço na região, com dificuldade para caminhar.

- Canelite:

A canelite acontece quando o esportista força demais a parte da tíbia durante a corrida, causando sobrecarga na região. O principal sintoma é a dor na perna, mas o paciente também pode apresentar sensibilidade ao toque e calor local.

- Entorse no tornozelo:

A entorse ou torção no tornozelo ocorre quando o pé vira, causando a ruptura (parcial ou total) dos ligamentos que ajudam a manter os ossos do tornozelo unidos. Os sintomas envolvem dor, inchaço e dificuldade de movimentação.

- Condromalácia patelar:

Também conhecida como joelho de corredor, a condromalácia patelar é o desgaste da cartilagem do joelho. A dor é o sintoma mais comum e o paciente também pode ter a sensação de crepitação na articulação do joelho.

Fraturas por estresse:

As fraturas por estresse ocorrem quando o esforço físico por impacto cause fissuras nos ossos, que podem vir a se tornar fraturas propriamente ditas. Os principais sintomas são dor no local e dor ao pisar no chão.

Em caso de dúvidas sobre o assunto, entre em contato para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!

Mauro Zyman - Doctoralia.com.br

 

 

Dr. Mauro Zyman   |   CRM 46.525

Ortopedia e Traumatologia   |   Cirurgia de Mão

 

Telefone - (11) 3285-3741 / (11) 5904-2811

Consultório - Av. Paulista, 2518 - Cj. 91 - Consolação - São Paulo, SP

E-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

WhatsApp - (11)98812-0843