Artigos

Email: ortopediamaurozyman-gmail.com  telefone(11) 3285-3741 / (11) 5904-2811 whatsapp (11) 98812-0843 

 tendinite 2

Tendinite é um nome genérico, que significa inflamação de tendão ou tendões.

Ao contrário do que muitos pensam, a tendinite em si, não se origina do uso de computadores ou de digitação; muito pelo contrário, a doença tendinite é conhecida desde dezenas de anos antes da existência de computadores. E por incrível que pareça, nunca foi associada à datilografia, mesmo que saibamos que os datilógrafos “digitavam” muito rápido e necessitavam muito maior esforço para tal.

Bem, mas voltando às tendinites:

- Tendões são estruturas fibrosas que servem para fixar os músculos nos ossos, tanto em sua origem como em sua inserção (seu final) e assim permitir o movimento articular.

Assim, exitem tendões espalhados por todo o corpo, onde quer que haja um músculo esquelético, haverá tendões para permitir-lhe funcionalidade. Por isso, pode haver tendinite em várias partes do corpo, tanto em membros superiores como em membros inferiores, bacia, quadris.

Há muitos tipos de tendinites. As mais conhecidas são as que acometem os membros superiores, sendo clássica a tendinite dos extensores do polegar na parte lateral do punho ( chamada de De Quervain, em homenagem ao seu descritor), a tendinite de origem dos extensores e/ou dos flexores no cotovelo ( epicondilite, cotovelo de tenista, cotovelo do golfista), a tendinite do supra-espinal nos ombros ( tratada em outro tópico, sobre o manguito rotador), a tendinite por micro-movimentos de repetição , ou L.E.R. ( aí sim, a do digitador), as tendinites estenosantes de flexores ( dedos em gatilho, por exemplo), e muitas mais. A tendinite, quando não bem resolvida, pode levar a outras doenças, como por exemplo a síndrome do túnel do carpo,  abordada especificamente, em outro artigo.

Como se pode ver, com tantas causas, há diversos tipos de tratamento; o tratamento clinico com medicação, fisioterapia, acupuntura ou infiltração, são armas muito poderosas, entre outras.

E em determinados tipos de tendinite, quando não se obtém resultado satisfatório com tratamento clínico, se lança mão de cirurgias, que são de grande valia e efetividade, quando bem indicadas e realizadas de forma criteriosa e tempestiva.

 

Mauro Zyman - Doctoralia.com.br

 

 

Dr. Mauro Zyman   |   CRM 46.525

Ortopedia e Traumatologia   |   Cirurgia de Mão

 

Telefone - (11) 3285-3741 / (11) 5904-2811

Consultório - Av. Paulista, 2518 - Cj. 91 - Consolação - São Paulo, SP

E-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

WhatsApp - (11)98812-0843