Tumores são a consequência do crescimento desregulado de células – podendo ou não ser visíveis a olho nu ou sentidos quando tocados. Podem surgir em qualquer tecido do corpo, inclusive nas mãos, podendo ser benignos ou malignos. Certas tumefações seriam melhor classificadas como pseudo-tumores, por serem aumentos de volume sem acometimento celular propriamente dito (cistos, acúmulos de líquido, hematomas e outros). Neste artigo, não faremos essa distinção, por ser apenas conceitual.
A maioria dos tumores na mão é benigno, ou seja, não são cancerígenos, oque significa dizer que não têm tendência de se propagar a distancia nem se infiltrar em outros tecidos da região.
Os tumores podem surgir em qualquer parte da mão (dedos, no dorso ou na palma da mão, leito da unha, etc...) e podem acometer ossos ou de tecidos moles.
Diversos tipos de tumorações podem surgir nas mãos; entre os principais estão:
- Cisto Sinovial
- Lipoma
- Tumor de células gigantes.
- Encondroma.
- Osteocondroma.
- Tumor glômico.
O diagnóstico inicial é feito já no exame clínico, e muitas vezes é definitivo, podendo ser confirmado com exames de imagem, como radiografias, ultrassonografia, tomografia, ressonância magnética.
Em geral, o tratamento cirúrgico para extração do tumor na mão é recomendado, especialmente quando há sintomas incomodativos e/ou comprometimento funcional ou compressão das estruturas adjacentes.
A recuperação dos procedimentos cirúrgicos, depende do tipo de tumoração, sendo na maioria das vezes, sem complicações, e seguida conforme necessidade, do uso de medicamentos e/ou de sessões de fisioterapia para recuperação da força e dos movimentos.
Em caso de dúvidas sobre o assunto, entre em contato com a equipe do Dr. Mauro Zyman para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!