Artigos

Email: ortopediamaurozyman-gmail.com  telefone(11) 3285-3741 / (11) 5904-2811 whatsapp (11) 98812-0843 

Tumores são a consequência do crescimento desregulado de células – podendo ou não ser visíveis a olho nu ou sentidos quando tocados. Podem surgir em qualquer tecido do corpo, inclusive nas mãos, podendo ser benignos ou malignos. Certas tumefações seriam melhor classificadas como pseudo-tumores, por serem aumentos de volume sem acometimento celular propriamente dito (cistos, acúmulos de líquido, hematomas e outros). Neste artigo, não faremos essa distinção, por ser apenas conceitual.

A maioria dos tumores na mão é benigno, ou seja, não são cancerígenos, oque significa dizer que não têm tendência de se propagar a distancia nem se infiltrar em outros tecidos da região.

Os tumores podem surgir em qualquer parte da mão (dedos, no dorso ou na palma da mão, leito da unha, etc...) e podem acometer ossos ou de tecidos moles.

Diversos tipos de tumorações podem surgir nas mãos; entre os principais estão:

  • Cisto Sinovial
  • Lipoma
  • Tumor de células gigantes.
  • Encondroma.
  • Osteocondroma.
  • Tumor glômico.

O diagnóstico inicial é feito já no exame clínico, e muitas vezes é definitivo, podendo ser confirmado com exames de imagem, como radiografias, ultrassonografia, tomografia, ressonância magnética.

Em geral, o tratamento cirúrgico para extração do tumor na mão é recomendado, especialmente quando há sintomas incomodativos e/ou comprometimento funcional ou compressão das estruturas adjacentes.

A recuperação dos procedimentos cirúrgicos, depende do tipo de tumoração, sendo na maioria das vezes, sem complicações, e seguida conforme necessidade, do uso de medicamentos e/ou de sessões de fisioterapia para recuperação da força e dos movimentos.

Em caso de dúvidas sobre o assunto, entre em contato com a equipe do Dr. Mauro Zyman para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!

Mauro Zyman - Doctoralia.com.br

 

 

Dr. Mauro Zyman   |   CRM 46.525

Ortopedia e Traumatologia   |   Cirurgia de Mão

 

Telefone - (11) 3285-3741 / (11) 5904-2811

Consultório - Av. Paulista, 2518 - Cj. 91 - Consolação - São Paulo, SP

E-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

WhatsApp - (11)98812-0843