Artigos

Email: ortopediamaurozyman-gmail.com  telefone(11) 3285-3741 / (11) 5904-2811 whatsapp (11) 98812-0843 

Sem dúvida, os celulares são uma das tecnologias que mais revolucionaram o modo como nós, seres humanos, nos comunicamos. Permanecemos horas a fio assistindo vídeos, jogando e digitando mensagens pelo celular. A questão é: até que ponto esse uso é um benefício ou um prejuízo para a saúde? Problemas, como a tendinite nos punhos e nas mãos, já são realidade nos consultórios ortopédicos.

 

O uso além da conta dos celulares, somado aos movimentos repetitivos, pode provocar a Lesão por Esforço Repetitivo (LER), o que além de desgastar em longo prazo tecidos que não tem aquela finalidade, provoca inflamação. Neste sentido, conforme a inflamação avança (e pode surgir com inchaço), há a probabilidade de pressionar os nervos que passam pelo túnel do carpo, desenvolvendo, assim, a síndrome do túnel do carpo. Dentre os sintomas que ela pode causar, estão a dor, dormência e perda de sensibilidade dos dedos.

No caso de pessoas com predisposição à tendinite, o surgimento de dor e limitação das funções ocorre com mais frequência. Agora, se nenhuma medida for tomada, o paciente pode desenvolver tendinopatia e avançar ainda mais o processo degenerativo. No pior dos casos, pode evoluir para osteoartrite.

Como evitar?

Existem algumas medidas que auxiliam na prevenção dos problemas causados pelo uso intenso do celular, como restringir o tempo de uso, a forma como usamos e a postura corporal (ombros, cotovelos e punhos). Agora, se você for um profissional que usa um smartphone para o trabalho, então é recomendável que faça exercícios de alongamento e fortalecimento dos músculos do antebraço, punho e mãos. No caso de crianças, que ainda estão em desenvolvimento, o recomendável é explicar os problemas sérios que o uso excessivo do celular pode trazer e incentivar atividades dinâmicas e animadas, que ocupem o tempo livre. Deste modo, o risco para a saúde dos pequenos se torna menor.

Mauro Zyman - Doctoralia.com.br

 

 

Dr. Mauro Zyman   |   CRM 46.525

Ortopedia e Traumatologia   |   Cirurgia de Mão

 

Telefone - (11) 3285-3741 / (11) 5904-2811

Consultório - Av. Paulista, 2518 - Cj. 91 - Consolação - São Paulo, SP

E-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

WhatsApp - (11)98812-0843