O especialista em coisas e doenças que afetam a mão, punho, antebraço e o membro superior, é denominado cirurgião de mão, ou cirurgião da mão.
É uma nomenclatura consagrada no meio médico, internacionalmente, por ser um nome fácil e forte, porem, nem tudo de que trata o especialista em membro superior, é necessariamente tratado com cirurgia; assim, poderíamos chamá–lo de especialista em mão e membro superior, ou especialista em doenças da mão, ou especialista em mão; porem se vê que esses nomes não soam bem para uma especialidade.
O termo “Hand Surgeon”, em inglês ou Cirurgião de Mão, “pegou”, e se consagrou.
Muitas pessoas perguntam, com razão, pelo menos à primeira vista, se existe campo tão vasto na medicina, dentro da ortopedia e da cirurgia, para que haja uma especialidade “somente” em cirurgia da mão, ou afecções da mão (coisas que afetam a mão).
Minha resposta costuma ser no sentido de ressaltar algumas coisas, que, a grosso modo, afetam a mão, e que são tratadas preferencialmente, ou exclusivamente, por especialista.
Destacam-se:
- Compressões de nervo (entre as quais a síndrome do túnel do carpo, a mais freqüente e incomodativa, tratada especificamente em outro artigo).
- Compressões (idem, o conhecido dedo em gatilho), lesão de tendões, ferimentos na mão e membro superior, com sua vascularização, inervação, musculatura e sistema tendinoso.
- Fraturas e lesões articulares, ligamentos, traumatismos na mão em geral, área da unha, etc...
- Quase sempre, a reação é a mesma: - puxa vida, nunca me havia atentado para isso.
Felizmente, é verdade, as pessoas em geral não ouvem, e nem precisam ouvir, falar em cirurgia da mão, a menos quando precisam de um especialista. Mas, em números absolutos, a quantidade de pessoas que tem ou terão, na vida, algum problema na mão ou no membro superior, é enorme.
Há mais de cinco mil especialistas cadastrados na SBCM (sociedade brasileira de cirurgia da mão).
Mauro Zyman