A mudança física e hormonal no corpo da mulher durante a gravidez é intensa, podendo causar inúmeras alterações. Uma das queixas feitas pelas grávidas é de dor e dormência nas mãos: chamada de mão da gestante, o problema é comumente causado pela síndrome do túnel do carpo.
Apesar de não ser uma doença exclusiva do período gestacional, a gravidez é um fator de risco para seu desenvolvimento ou agravamento, porque a dor e dormência podem estar associadas a fatores típicos da gravidez, como retenção de líquidos e variação de hormônios. Os tecidos tendem a inchar pelo líquido em excesso, pressionando o nervo mediano dentro do túnel do carpo.
Aumento de peso também pode estar associado à dor e dormência nas mãos, justamente pela retenção de líquidos, edema e diminuição da circulação linfática, aumentando consequentemente, o inchaço e favorecendo a compressão dos nervos na região dos punhos.
Os principais sintomas, além da dormência e da dor, envolvem sensação de formigamento, redução da força, dificuldade em segurar objetos, dificuldade em fechar as mãos e menos agilidade. Além disso, os sintomas tendem a ser mais intensos durante a noite.
O diagnóstico é feito por um médico ortopedista, preferentemente especialista em mão e mebro superior, que irá ouvir o histórico da paciente e analisar sintomas, eliminando a possibilidade de outras causas ou doenças como artrite, sequelas de traumas, etc... .
O tratamento é feito, entre outras opções, com uso de órteses para imobilizar o punho, e fisioterapia para diminuição dos sintomas. O repouso relativo das mãos também é recomendado. Nos casos de muita dor, podem ser receitados analgésicos e anti-inflamatórios que não façam mal para o bebê.
È sempre importante um contato pessoal para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!
Telefone: (11) 3285-3741 / (11) 5904-2811
Whatsapp: (11) 98915-7662 / 988120843