Com a chegada de uma pandemia inesperada, o home office foi instalado às pressas e as pessoas foram obrigadas a se ajustarem ao novo modo de trabalho. Sem ter um local ideal dentro de casa, problemas ortopédicos...
Com a chegada de uma pandemia inesperada, o home office foi instalado às pressas e as pessoas foram obrigadas a se ajustarem ao novo modo de trabalho. Sem ter um local ideal dentro de casa, problemas ortopédicos em geral, como dores na coluna, nas mãos e no pescoço podem aparecer devido, entre outras coisas, a problemas de postura e ergonometria.
Na medida do possível, é importante ter um ambiente parecido com o do ambiente de trabalho. Ter uma cadeira confortável, que esteja dentro da Norma Regulamentadora 17 (NR17) e que tenha alguns tipos de regulagem, dando uma maior chance de se manter em uma postura ideal na frente da mesa de trabalho.
Já a mesa deve permitir que os cotovelos se mantenham em um ângulo de 90º graus ao encostar os antebraços, além de apoiar o computador numa posição em que não precise forçar o pescoço para olhar para o monitor. Caso use notebook, uma simples regulagem na tela já ajuda muito nesse sentido, bem como o correto apoio dos antebrtaços.
Além de proporcionar um melhor espaço de trabalho, faça pequenas pausas, ande pela casa, deixando o sangue circular pelo corpo, e pratique alongamentos. Com os exercícios certos, em até dez minutos de cuidados pessoais é possível prevenir-se de problemas ortopédicos e ter uma vida mais saudável.
Em caso de dúvidas sobre o assunto, entre em contato para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!