Epicondilite
Epicondilite é a causa mais frequente de dor no cotovelo. Trata-se de uma inflamação no tendão que dá origem à musculatura do antebraço e mão, podendo acometer tendões extensores (epicondilite lateral) e tendões flexores (epicondilite medial).
A epicondilite é um tipo específico de tendinite, sendo causada na maior parte das vezes, por um esforço excessivo, geralmente em atividade que a pessoa não esteja acostumada a realizar.
É comum se dizer que movimentos repetitivos podem causar epicondilite, o que não é incorreto, porem causa confusão, pois não se trata, na maioria das vezes, de tendinite por micromovimentos de repetição (do digitador)..
O diagnóstico é clinico, sendo feito geralmente na primeira consulta. Costumamos pedir exames de imagem, para excluir a presença de outros problemas associados, que podem mudar o panorama do tratamento.
Uma vez diagnosticada, a epicondilite se trata clinicamente, com antiinflamatório e fisioterapia, com cerca de 50% de chances de melhora consistente.
Quando os sintomas persistem, é comum recorrermos a aplicações de anestésicos com corticoide no local, criteriosamente obtendo altíssima gama de bons resultados.
Nos casos refratários, cerca de 5%, se recorre a tratamento cirúrgico, em que se reaviva a origem do tendão no osso, podendo ou não haver necessidade de reinserção de reparo do mesmo ( reinserção em um local com melhor qualidade óssea).
A cirurgia se reserva aos casos resistentes, porque é mutio frequente obtermos bom resultado sem ela, porém, quando necessária, o resultado geralmente é excelente.