O dedo em martelo é uma deformidade no dedo ocasionada por uma ruptura do tendão extensorterminal. Em alguns casos a lesão também está associada a fratura da estrutura óssea ligada ao tendão. Isso faz com que a ponta do dedo do paciente fique dobrada o tempo todo.
A lesão é frequente em pessoas que praticam esportes que tenham bola, já que a bola pode bater no dedo, causando um trauma direto no local. Porém a condição também pode acontecer após o paciente bater o dedo de maneira intensa o suficiente para causar a ruptura ou a fratura ligadas à região.
Os sintomas do dedo em martelo, além da deformidade visível na ponta do dedo, são a dor na ponta do dedo e o dedo inchado. Recomenda-se que o paciente procure um médico ortopedista logo após o trauma para que este possa fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento.
O diagnóstico do dedo em martelo é feito com exame clínico. O médico também irá perguntar o que ocorreu para que a lesão acontecesse. Para saber se houve fratura, ele solicitará um raio-x.
O tratamento clássico é feito com imobilização do dedo lesionado por um período que varia entre quatro e oito semanas com uma tala que manterá o dedo esticado, sendo importante ressaltar que o paciente não deve retirar a tala, já que ela fará o processo de realinhar a articulação.
Hoje em dia, lesões com deformidade acima de trinta graus são melhor tratados com cirurgia, o que permite uma recuperação melhor e mais previsível, havendo para isso diversas técnicas, dependendo do tipo e grau de lesão, havendo geralmente, após, encaminhamento para sessões de fisioterapia para recuperação de força e mobilidade da região afetada.
Em caso de dúvidas sobre o assunto, entre em contato para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!
Telefone: (11) 3285-3741 / (11) 5904-2811
Whatsapp: (11) 98812-0843