A fascite plantar, aquela famosa dor na sola do pé, é causada por uma inflamação num tecido que fica na planta do pé entre a pele e os tendões e nervos, para sua proteção, indo do calcanhar até a parte da frente da planta do pé, a fáscia plantar. As pessoas relatam, na maioria dos casos, que o incômodo aparece após o excesso de exercício físico com impacto no pé, sendo comum doer ao apoio ou de forma constante, e pior à primeira pisada do dia. Outro fator causal para a fascite plantar é o formato do pé: dependendo da forma, o peso do corpo fica mal distribuído e a fáscia fica sobrecarregada.
Além das dores na planta do pé, na fascite plantar pode haver inchaço e vermelhidão na região. Pode ocorrer logo após exercícios feitos em excesso ou mesmo quando ficamos bastante tempo sem sentar ou deitar. Sentir incômodo ao tentar alongar a região, puxando os dedos do pé para cima, é mais um sintoma de inflamação da fáscia plantar.
A fascite é mais comum em obesos, pessoas que utilizam muito salto alto e atletas, principalmente corredores, tenistas ( de campo ou mesa), ginastas e bailarinos. No entanto, ela pode aparecer em outras pessoas também.
Assim como outras inflamações, o tratamento é feito inicialmente com gelo na região do inchaço, repouso e anti-inflamatórios, lembrando que apenas um médico deve receitar medicamentos; em caso de persistencia dos sintomas pode –se lançar mão de palmilhas, infiltrações e até mesmo cirurgia. Em caso de dúvidas sobre o assunto, entre em contato para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!