O dedo “em gatilho” é um tipo especifico de tendinite, em que um tendão, que normalmente desliza dentro de túneis em seu trajeto na mão, passa a não mais deslizar de forma livre, ocorrendo um “travamento” em seu percurso, que por sua vez, gera um “click” audível, e frequentemente, trava o dedo flexionado. Pode ser muito dolorido, e nos casos mais sérios, chega a ficar travado, a ponto de a pessoa não conseguir destravar sem ajuda da outra mão, ou até de terceiros.
Nem sempre o quadro chega a esse ponto, podendo haver vários graus de compressão.
A causa é inflamatória, e a inflamação, por sua vez, é causada na maior parte das vezes, por um aumento de volume localizado, desse tendão, formando uma “oliva”, que impede o deslizamento normal. Pode haver associação com artrites, traumatismo, cistos e outras causas, porem na maioria das ocasiões, não se tem um fator causal definível.
Há diferentes formas de tratamento, com antiinflamatórios não hormonais, fisioterapia, e infiltração local de corticoides, porem, na maioria dos casos, a cura é obtida somente com tratamento cirúrgico, que é muito efetivo, e com baixa incidência de complicações, sendo, por isso, indicado com muita frequência.